sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A privacidade na internet e o controle das informações.




Como muitos dos temas que acompanham a internet, a privacidade também se segue pela palavra “polêmica”, já que esta, somada a internet, já causou problema pra muita gente. E não só para pessoas em sua forma particular, mas também para bens maiores, como sites de grandes empresas e até para o governo.

Todos nós sabemos, ou pelo menos os que usam a internet com maior freqüência, que a total privacidade na verdade não existe, e que o risco de sofrer algo estão lá o tempo todo.

Sites considerados de relacionamento, tais como o Orkut e o Facebook, deixam claro que a sua privacidade ali só existirá até certo ponto. Já que leis civís sobre o assunto ainda não foram criadas, essa questão fica a critério dos sites e de seus organizadores.

As discussões sobre a privacidade na internet, quando citada no Brasil e comparada com demais países, nunca foi prioridade por aqui. Como qualquer assunto que possa ser debatido, existem grupos e pessoas individualmente com suas opiniões e críticas (construtivas ou não) sobre a privacidade, já que boa parte da sociedade moderna se utiliza da internet e de seus meios, para todo tipo de informação.

É evidente o descompasso entre a tecnologia e a capacidade de absorção dos que a utilizam, onde a cada dia que passa, mais e mais aplicativos são criados e com eles mais pessoas querem fazer parte, ou ainda SER parte das novidades lançadas. É neste processo que as informações entre os usuários entra no assunto, se apresentando sempre como sútis e inofensivas, os pedidos de dados ficam nos sistemas do site, e é aí que o usuário perde o controle das informações pessoais.

O conceito de privacidade, como qualquer conceito, varia de pessoa pra pessoa, quando o que pra uma pessoa pode ser encarado como normal e aceitável, para outra já pode sim ser algo invasivo ou até uma violação.


A responsabilidade é outro ponto interessante de se julgar sobre essa questão, já que a internet e os meios tecnológicos estão a disposição até daqueles que ainda não tem controle sobre si próprio.

Aprivacidade tem início, quando um tipo de dado, informação pessoal ou de grande importância é vinculada de forma inapropriada ou sem maiores cuidados, este tipo de ato se desencadeia e as consequências podem ser irreperáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.