quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Global + Local: união do simples com o composto


O porquê do interesse mundial no estilo de vida regional? E quais os benefícios dessa união entre “gigantes” e “pacatos”.







Glocalização, termo que se trata da união de outros dois bem conhecidos: Globalização e Localização. Ambos muito importantes do ponto de vista mercadológico, pois nos impulsiona a dar aquele “gostinho local” a diversos mercados e setores.
Um exemplo básico da glocalização encontra-se em nosso próprio país. O Brasil como um país de proporções geográficas continentais possui necessidades culturais diferenciadas, e a possibilidade de encontrar resultados em idéias não locais é válida e muito bem aproveitada.
Na visão das redes sociais temos diversos exemplos de sites de relacionamentos globais que ganham versões com características locais, e a própria idéia de “site de relacionamento” pode ser considerada um termo “glocal”. Como uma globalização em termos locais, é localizar o global sem a perda do local e regional. A identificação de cada povo utiliza as suas redes são um reflexo ou um laço de identidade com suas culturas, possibilidades e produções locais.
Hoje manter as tradições regionais é de grande importância para a afirmação da identidade de uma população ou de um grupo regional específico, e isto inclusive está sendo observado pelas empresas multinacionais, que começam a adaptar e criar novos produtos conforme a demanda e necessidade do publico consumidos desta região.




Glocalização é entender que a necessidade das pessoas está, em boa parte, na capacidade de usufruir da própria identidade cultural, que utiliza meios de aspectos globais, localiza assim a diferença entre as influências positivas de um investimento e um interesse no regional, desta forma localiza o universal no cotidiano local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.